Propagandas do governo tem valorizado o fácil acesso aos serviços do gov.br por meio de login e senha, porém a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) adverte que melhor opção é o certificado digital.
O que é um certificado digital?
É um arquivo eletrônico que funciona como uma identidade digital, fornecendo autenticidade e validade jurídica em transações eletrônicas. Ele contém informações sobre a entidade ou pessoa para a qual foi emitido, como nome, chave pública, período de validade e assinatura digital.
Só é possível emitir um certificado por meio de uma Autoridade Certificadora (AC). Nós aqui da Veiga & Postal, somos uma dessas certificadoras.
Para que é utilizado?
O certificado digital é amplamente utilizado para assinar digitalmente documentos, sem a necessidade de presença física. Com ele também é possível acessar e autenticar sistemas eletrônicos, inclusive os do governo, com maior segurança dos dados.
O presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Jorge Prates, defende o certificado digital. “Eu vou reiterar muito sobre isso: o certificado digital é o meio mais seguro de proteção aos dados do cidadão, o que é essencial em tempos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, pontua.
“Ele é a ferramenta mais segura a ser usada por qualquer cidadão. Não é caro, não é difícil de ser emitido e é o melhor meio para acessar os mais de 4.000 serviços do governo digital. O certificado digital não será substituído pela assinatura de login e senha”
Jorge Prates, presidente da AARB
Tipos de certificados
Os certificados podem ser classificados de acordo com suas características e finalidades especificas, além do tempo de validade do certificado. Veja:
- e-CPF: versão eletrônica do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Utilizado para assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, realizar alguns tipos de transações eletrônicas, acessar serviços online do governo e para realizar abertura de empresas de forma online.
- e-CNPJ: versão eletrônica do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas. Com ele é possível acessar serviços online de órgãos públicos como Receita Federal, prefeitura e órgãos estaduais, assinar documentos eletrônicos, emitir notas fiscais eletrônicas e realizar transações bancárias.
- Certificado A1 – é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano.
- Certificado A3 – é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Tem validade de 1 a 5 anos.
Como obter um Certificado Digital?
O certificado digital é obtido por meio de atendimento de alguma Autoridade Certificadora (AC), que pode ser realizado até mesmo de forma online. É necessário apresentar alguns documentos de identificação, geralmente RG ou CNH, e em casos de empresas, o cartão CNPJ e o Contrato Social ou Certidão Simplificada.
Após o atendimento em local, dia e horário agendados, e o devido pagamento das taxas, a AC irá emitir o certificado digital. Em seguida, você receberá um arquivo contendo o certificado e as instruções para a instalação. É necessário realizar alguns testes.
Conforme dito anteriormente, a Veiga & Postal é uma dessas Autoridades Certificadoras (AC). Aqui nós cuidamos de todo o processo para você. Após o atendimento, que pode ser online ou presencial, nós mesmos instalamos o certificado e realizamos os testes para você. Entre em contato agora mesmo!